9 Buscadores Diferentes Para Uma Pesquisa Melhor

Data: 31.08.2015  Categoria: Geral, Tecnologia  Leitura: 4 minutes 

Não é de hoje que a gente utiliza mecanismos de busca e na lista dos primeiros e mais famosos há Yahoo!Altavista, Aonde e Cadê?. Os primeiros buscadores brasileiros desta lista são o Aonde que ainda existe, e o mais famoso de todos eles, Cadê?. Este último teve seu visual inspirado no pioneiro Yahoo!, surgiu em 95 e foi muito utilizado pelos brasileiros, eu mesma tive a chance de usar algumas vezes. Na época as páginas que eram incluídas no banco de dados do Cadê? eram verificadas manualmente, no entanto um dos buscadores mais utilizados no mundo, o Altavista, já usava verificações automáticas. Com a chegada do Google em 98 foi necessário apenas 1 ano para a popularidades desses outros buscadores caírem.

Google, Bing, Yahoo!Search e Ask.com não são os únicos buscadores que existem atualmente e para diferentes tipos de buscas há também diferentes tipos de buscadores e alguns são muito bons.

 

spezify 1. Spezify – Busca visual

Todos os resultados aparecem em um mural com uma interface bem simples e agradável. Este mecanismo de busca retorna imagens, vídeos, músicas, blogs e tudo o que ele encontrar.

 

tineye

2. TinEye – Busca imagens por engenharia reversa

Ao invés de você buscar imagens com palavras-chave você faz o upload da imagem que você tem ou digita a URL dela e o buscador retorna todas as páginas (que existem no banco de dados deles) que contém aquela imagem ou versões daquela imagem com tamanhos e qualidades diferentes.

 

oskope

3. oSkope – Busca visual

Escolha o serviço de onde você quer que as imagens venham, digite o que deseja encontrar e pronto, vem tudo rapidamente em um mural de fotos para você.

 

midomi

4. Midomi – Buscador de músicas

Sabe quando você está com uma música na cabeça mas não sabe quem canta e menos ainda o nome dela? Para utilizar você vai precisar do microfone e coragem para cantar o trecho que você sabe ou fazer “Humhumhum” no ritmo da música se não souber a letra e ele te retorna uma opções de músicas que podem ser aquela que você cantou.

 

iconfinder

5. Iconfinder – Buscador de ícones

Esse aqui muita gente conhece, se não conhece deveria, as buscas no Google Imagens para ícones são péssimas. Se você quer ícones de boa qualidade e de diversos formatos de arquivo é aqui que você deve procurar. Eu usava sites próprios mas com esse buscador a vida ficou mais fácil.

 

ecoplanet

6. Eco4Planet – Buscador ecológico

Ele utiliza o mecanismo da Google para trazer os resultados, mas promete plantar 1 árvore a cada 50.000 consultas. Logo acima da barra de busca ele mostra quantas mudas já foram plantadas e quantas buscas faltam para plantar a próxima. O fundo branco pode ser alterado pelo preto que descansa os olhos e economiza energia do seu monitor (se ele for tubo, OLED, AMOLED ou LED local dimming).

 

wolfram

7. Wolfram|Alpha – Pesquisa científica

Este buscador te dá acessos a diversos conteúdos científicos, como fórmulas de matemática e física e também faz contas para você trazendo o passo-a-passo. Ele faz conversões, busca dados socioeconômicos, história, astronomia, valores nutricionais, basta digitar o que deseja encontrar ou o cálculo que deseja fazer. Ele retorna resultado gráficos, equações, sinônimos, origem, pronúncia. É muito completo e ótimo para pesquisas, esqueça o Google e Wikipedia.

 

creative

8. CreativeCommons – Resultados com filtro de licença CC

Não é um mecanismo de busca mas permite que você faça a busca de conteúdos com a licença Creative Commons, isso significa que você pode usar aquele conteúdo nos seus projetos tranquilamente ou modificá-los desde que dê os devidos créditos ao autor. Depois de digitar o que deseja você escolhe de onde quer que venha o conteúdo e ele te redireciona para a página do buscador que você escolheu.

 

kidrex

9. KidRex – Infantil

Esse é o buscador mais fofo que existe. Se você tem criança e não quer que o seu filho veja conteúdos impróprios este buscador é ideal. Usa os mesmos mecanismos do Google porém não retorna nada de pornografia e conteúdo indevido para o seu filho. Fiz alguns testes e o filtro não é infalível, funciona muito melhor em inglês, mas você pode mandar as palavras que acha que podem ser um problema para os criadores que ele avaliam e incluem no filtro e tudo certo.

É uma pena não termos de cabeça todas essas páginas mas é legal deixar algumas nos seus favoritos pra quando precisar.

Comentários

Be kind / Be nice

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

%d blogueiros gostam disto: