Não tire o batom vermelho
Quem não viu o vídeo da JoutJout sobre relacionamentos abusivos deveria ver. Às vezes você está em um e nem sabe, ou sabe, mas se recusa a aceitar.
Desse vídeo, saiu a expressão “não tire o batom vermelho” e ela pegou, o tal do batom vermelho virou símbolo na luta contra o abuso.
Clarice Falcão fez uma releitura da música Survivor do antigo grupo Destiny’s Child. A letra fala de uma mulher forte e que descobriu que não precisa de um cara pra viver e que a vida sem esse cara está muito melhor.
Isso é muito comum, quando se está em um relacionamento abusivo é como se o cara tirasse de você todo o seu brilho, força e talento. Você deixa de ser quem é e de fazer as coisas que fazia. Aos poucos vai perdendo a identidade pra viver a vida dele, da forma que ele quer.
Relacionamento abusivo não está diretamente relacionado com o machismo praticado pelo homem contra a mulher. A mulher pode ser o bicho ruim da relação, mulher e mulher, homem e homem. Qualquer um pode ter um comportamento destrutivo.
No clipe da Clarice Falcão as mulheres passam o batom vermelho da maneira que desejam.
“Acho o batom vermelho muito interessante, porque representa uma certa contradição padrão de beleza x liberdade feminina. Que na verdade não é contradição nenhuma.” – Clarice Falcão
Já passei por isso, não em um relacionamento amoroso, mas com “amigos”. Me arrumei para sair com as amigas mas estava sem batom. Quando encontrei todas na casa de uma delas uma estava de batom vermelho, já que eu estava sem, resolvi passar. O batom era lindo e fiquei feliz em usar. Não muito tempo depois ouço do cara (esse tal amigo) que eu deveria tirar o batom, segundo ele eu ficava com cara de puta e que eu não era uma, não era igual as meninas que estavam usando e ficava mais bonita sem ele!
Fiquei super irritada e triste com o que ouvi, chorei muito. Porra! É SÓ uma batom!
O FDP acabou com a minha maquiagem, quem ele pensou que era? Não me arrumei pra agradar nem ele nem ninguém, nem se ele fosse o último homem da terra.
Bom, minhas amigas estavam lá, refiz a maquiagem, passei o batom vermelho com mais gosto que antes e me diverti a noite toda e dei muita risada com as meninas.
“O batom vermelho é o que a gente quiser que ele seja. Demos um batom vermelho pra cada uma das mulheres e nada foi dirigido. A magia toda veio delas.” – Clarice Falcão
Os lucros e venda do fonograma no iTunes serão inteiramente revertidos para a Think Olga, uma ONG que luta pelos direitos das mulheres.
Não tirar o batom vermelho significa não desistir do que te faz feliz, não desistir do que te faz bem. Não tirar o batom vermelho não é não tirar apenas um batom, é não tirar a saia preferida, a camiseta preferida, é deixar o cabelo solto (ou preso) quando bem entender, e usar a cor de esmalte que quiser. Não tirar o batom vermelho é não tirar aquele moletom que te deixa quente e confortável. Não tirar o batom vermelho é não desistir de você.
Tirar o batom vermelho é dar razão pra quem está errado.
Não tire o batom vermelho!
Comentários
Be kind / Be nice