Livro: O Analista

Data: 04.01.2016  Categoria: Livros  Leitura: 4 minutes 

Antes de falar sobre o livro

Hoje em dia parece que existem dois tipos de especialistas, os que de fato são e os que acham que são melhores que o resto do mundo. Eu só estou aqui falando sobre um livro que gostei muito e dizendo os porques; então não espere uma crítica literária.

Quando alguém diz que uma leitura é cansativa ou não, isso pode significar milhões de coisas diferentes. Para mim são histórias com lenga-lenga, que demoram, que enrolam, que ficam indo e voltando várias vezes. Não vejo filmes assim, não vejo séries assim, não consigo prestar atenção quando as pessoas falam desta forma e não consigo ler livros assim também. Eu gosto de movimento, gosto de ação, gosto de coisas acontecendo. Eu gosto de pensar com o personagem, de chorar com ele e sentir medo com ele.

Não se trata de aprovar ou reprovar um livro. Isso todo mundo pode e tem o direito de fazer e cada um faz por um motivo diferente. Cada pessoa tem o seu perfil de leitura e consumo. Se você se identifica com quem está falando sobre o livro de algum forma, ainda que esta pessoa diga um simples gostei e vocês possuem gostos parecidos você vai saber o que esperar da leitura e é por isso que as pessoas leem resenhas e opiniões de livros, para saber o que esperar, para ver pontos em comum de quem gostou e não gostou. Toda opinião – que não esteja vestida de verdade absoluta e ódio – são válidas, pouco importa se é feita por um profissional ou o Manuel da padaria. Então vamos ao que interessa…

O livro

Sinopse

Dr. Frederick Starks, um psicanalista de Nova Iorque, acaba de receber uma carta misteriosa e ameaçadora. Agora ele se encontra no meio de um terrível jogo criado por um homem que se autodenomina Rumplestiltskin. As regras são as seguintes – em duas semanas, Starks deve descobrir a identidade do seu perseguidor. Se conseguir isso, estará livre. Se falhar, Rumplestiltskin destruirá um por um, cinqüenta e duas pessoas ligadas a Starks – a não ser que o bom doutor concorde em se matar. Em uma corrida eletrizante contra o tempo, ele está à mercê de um infernal jogo de vingança de um psicopata. Precisa encontrar uma forma de deter o maníaco – antes que ele mesmo fique louco…

12470928a
O Analista | John Katzenbach | 464 páginas

O livro tem o jeitinho que eu gosto, é de tirar o fôlego. Vi gente reclamando da segunda parte do livro dizendo que os “caçadores” ficam desorientados e viram amadores. Isso não é verdade, ao menos não vi desta forma. Os caçadores de Ricky o conhecem bem, sabem quem ele é e conseguem prever cada movimento. É assim que eles estão acostumados a trabalhar, mas a partir do momento em que você vira a caça as coisas mudam mesmo.

Me vi presa ao livro logo nas primeiras páginas, fui naquela ideia de ler “só mais um capítulo” e terminei muito rápido. Adoro isso!

No começo do livro senti muita raiva do Ricky (Dr. Frederick Starks). Para um homem inteligente e que serve como um guia para a vida das pessoas ele é alguém bem burro e desorientado, cego e desesperado. O analista te ajuda a enfrentar os problemas da vida mas não consegue enfrentar os próprios fantasmas. Enquanto o Sr. R vai dando as pistas de que Ricky precisa para vencer o jogo você vai trabalhando junto com o personagem para desvendar quem o está ameaçando.

Você (eu) passa a leitura toda querendo que o analista veja o óbvio e o simples, que ele se acalme para fazer a coisa certa só que ele se desespera e não faz o que você está mandando. É um saco quando isso acontece, né? Haha…

É uma história que vai da busca desesperada por respostas e pela sobrevivência e passa para o prato mais frio de todos, a vingança, calma, planejada e paciente.
Foi inevitável não lembrar do Walter White se transformando em Heisenberg quando ele vira o jogo e assume sua outra personalidade se tornando temido e respeitado,

Comentários

Be kind / Be nice

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CommentLuv badge

%d blogueiros gostam disto: