As pessoas são um problema

Data: 29.07.2016  Categoria: Geral  Leitura: 2 minutes 

“O principal problema – um dos principais problemas, pois são muitos – , um dos principais problemas de governar pessoas está em quem você escolhe pra fazê-lo. Ou melhor, em quem consegue fazer com que as pessoas deixem que ele faça isso com elas.
Resumindo: é um fato bem conhecido que todos os que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso. Resumindo o resumo: qualquer pessoas capaz de se tornar presidente não deveria, em hipótese alguma, ter permissão para exercer o cargo. Resumindo o resumo do resumo: as pessoas são um problema.
Então esta é a situação que encontramos: uma sucessão de presidentes galácticos que curtem tanto as diversões e bajulações decorrentes do poder que muito raramente percebem que não estão no poder.
E nas sombras atrás deles – quem?
Quem pode governar se ninguém que queira fazê-lo pode ter permissão para exercer o cargo?”

O Restaurante no fim do Universo – Capítulo 28

10122015053140_politica

Queremos ser a melhor pátria, o melhor país, ter o maior território. Pra no final fazer o que com tudo? Destruir, que é o que a gente faz de melhor, e no melhor dos casos nada.

Esse trecho do livro diz tudo sobre política, não do país ou de um lugar específico, mas do mundo. Somos todos iguais.
Corruptos, talvez. Incapazes, sem dúvida nenhuma. Somos iguais a eles, em maior ou menor escala. Somos farinha do mesmo saco. Somos iguais pois eles também são humanos e os humanos erram pra caramba.
A gente não sabe escolher roupa, a gente não sabe escolher uma profissão, a gente não sabe decidir a vida dos filhos, a gente não sabe cuidar do próprio dinheiro, “a gente não sabemos escolher presidente”. Por que não vamos errar também na administração de um país cheio de gente que também erra? Ta todo mundo fazendo tudo errado.

Cada um é um pequeno estado.

Comentários

Be kind / Be nice

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    CommentLuv badge

    %d blogueiros gostam disto: