Documento sem título

Data: 15.07.2016  Categoria: Geral, Pessoal  Leitura: 3 minutes 

Esse foi o título que escolhi mesmo.

Poderia ser “Carta aberta a __” ou “Sobre __”. Reparei que muitos textos que leio por aí começam com esses títulos. É muito fácil dar títulos assim, quase prontos, e o pior é que eles chamam mesmo a nossa atenção e funcionam, só procurar aqui no blog que você vai encontrar uns 3, talvez. O título é a parte mais difícil de um texto. Ainda mais escrever um título bom, que chame atenção e que tenha relação com tudo.
Minha mãe me ensinou que dar um título pra redação deve ser a última coisa a ser feita. Mas continua difícil mesmo assim, não sou nem um pouco boa com títulos.

Confesso que até gostei dessa moda, esse último “Sobre __” está presente até em legendas de fotos do Instagram. Ta aí outra coisa que não consigo fazer, escrever legendas para as fotos. Vai tudo sem legenda mesmo.

Outra coisa são os títulos das séries. Saudades da época em que elas passavam no SBT com o título que o Sílvio Santos escolhia. Agora é a onda de abreviações e você só sabe o que significa se você assiste ela também, e como os nomes estão cada vez mais compridos a sigla também fica. HIMYM, TBBT, OITNB são alguns exemplos.
Falando em abreviações, reparei que com essa época de textões nas redes paramos de abreviar qualquer palavra, e isso é ótimo. Ainda vejo vc, mt e coisas assim, mas paramos de inventar abreviações para todas as palavras. Ainda bem que paramos com o “miguxês” também!

Falando em miguxês, espero que a nova rede social do Orkut (o criador, não a rede) seja uma novidade bacana. Mas morro de saudades do Orkut (a rede), os depoimentos, os scraps e a Vila Mágica. Naquela época era só amor. Todo mundo gostava de todo mundo e só deixavam mensagens bonitas para os outros, mensagens piscantes e cheias de glitter (Quase a mesma época dos blogs piscantes e cheios de gifs). Dificilmente aparecia alguém querendo causar discórdia. A onda agora é todo mundo criticar todo mundo, querer ser mais inteligente, querer saber mais sobre determinado assunto, querer dar a palavra final, fazer qualquer coisa e dizer qualquer coisa só pra ter muitos likes, querer ter a melhor férias, a melhor viagem, o melhor emprego, ou ver quem faz mais caridade.

E nessa de mostrar quem sabe mais, que a gente entende das coisas e que somo mais inteligentes nós fazemos textão, e junto com a moda do textão tem a moda do título de textão que é “Carta aberta a ___” ou “Sobre ___”.

É isso.

NoTitleGif

O texto era pra ser um texto sobre textos sem títulos. Mas acabou sendo um texto sobre nada.

Comentários

Be kind / Be nice

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    CommentLuv badge

    %d blogueiros gostam disto: